Usuário de rede social é fiel?

July 4, 2007 on 11:21 am | In comunidade, web20 | No Comments

Pesquisa da Parks Associates citada pelo jornal inglês The Times dá conta de que os usuários de redes sociais são cronicamente infiéis (às redes, não aos parceiros). A conclusão, que desafia o senso comum de que é muito difícil roubar usuários de uma rede já estabelecida, parece ter sido baseada exclusivamente na perda de público do MySpace para o Facebook, mas seria bom ler o estudo inteiro para ter certeza.
A migração do MySpace para o Facebook, segundo o interessantíssimo estudo sociológico de Danah Boyd, pode ter a ver com uma certa esteriotipização do usuário de cada um desses serviços. Em resumo: jovens brancos com belas carreiras pela frente estão no Facebook. Pobre, latinos e estudantes problemáticos, no MySpace. Às vezes o contraste pode ser notado dentro de uma mesma escola e aparece até no exército, onde os soldados usam MySpace e os oficiais, Facebook. Ao perceberem isso, é natural que os membros do primeiro serviço, por questões aspiracionais, troquem para o segundo.

Em tempo: vale conferir o mapa da penetração de diversas redes sociais pelo mundo descoberto pelo Cox, do Reflexões Digitais. Resume bem o papel de cada uma.

No Comments yet »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress with Pool theme design by Borja Fernandez.
Entries and comments feeds. Valid XHTML and CSS. ^Top^